quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

AS TIC NA EDUCAÇÃO ESPECIAL


“A educação especial tem por objectivo a inclusão educativa e social, o acesso e o sucesso educativo, a autonomia, a estabilidade emocional, assim como a promoção da igualdade de oportunidades. Neste sentido, a educação especial visa a criação de condições para a adequação do processo educativo às necessidades educativas especiais dos alunos com limitações significativas ao nível da actividade e da participação num ou vários domínios de vida (…).” (Educação Especial - Manual de Apoio à Prática, 2008, pág 17)
“Para uma flexibilização da organização escolar visando o bom funcionamento da educação especial, devem as escolas ou agrupamentos de escolas contemplar nos seus projectos educativos as adequações relativas ao processo de ensino e de aprendizagem (…)” (Educação Especial - Manual de Apoio à Prática, 2008, Pág 20)
Considero que esta adaptação do sistema educativo a crianças com necessidades especiais passa, sem dúvida, pelo recurso às tecnologias da informação e comunicação. Por isso é indispensável que as escolas do nosso país invistam em equipamentos informáticos e programas adaptados às necessidades dos nossos alunos. O recurso ao computador pelos alunos com necessidades especiais é uma forma de integrar estas crianças no ensino regular e ajudar a prepará-las para o futuro, acompanhando, conforme possível, os outros alunos.
As novas tecnologias representam uma importante mais-valia relevante para a promoção da igualdade de oportunidades no acesso à educação, permitindo a inclusão de crianças com necessidades especiais na escola, pois a sua utilização facilita a comunicação com os outros e o acesso à informação. São inúmeras as vantagens do uso da tecnologia, além de quebrar as barreiras comunicativas, representa, para estas crianças à semelhança de todas as outras, um factor de motivação para a aprendizagem.
As novas tecnologias fazem, hoje em dia, parte da realidade da vida de todos, tanto em contexto privado como profissional, os nossos alunos fazem parte da geração tecnológica, por isso nós, professores, temos que nos adaptar a esta nova realidade. O computador e a utilização de recursos didácticos informatizados é uma forma de aproximar alunos e professores e ao mesmo tempo eliminar as diferenças entre os alunos a as suas diferentes necessidades.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Ensino Especial - a necessidade de aprender fazendo!

Este blogue é um espaço de partilha e reflexão sobre o Ensino Especial,  estratégias e metodologias de trabalho para as crianças com necessidades educativas especiais. Destina-se a pais, professores, educadores e todos aqueles que se interessam pelos nossos jovens e crianças especiais.