segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Tema 2 - Comunicação Aumentativa e Alternativa


O objectivo da comunicação aumentativa e alternativa é permitir a comunicação a pessoas incapazes de comunicar através dos meios naturais como a fala, o gesto ou a escrita.


Por comunicação aumentativa entende-se o uso de um sistema tendente a facilitar a comunicação pessoal que complemente capacidades vocais ou verbais existentes. O termo comunicação alternativa refere-se aos métodos usados por uma pessoa sem qualquer capacidade vocal.

 Existem actualmente sistemas de signos gráficos que facilitam esta comunicação, os mais conhecidos são:

– BLISS

– PIC

– SPC

– REBUS


A introdução das TIC veio melhorar significativamente a eficácia destes sistemas. Na área do ensino, essencialmente com os alunos com NEE que necessitam essencialmente de um ensino de qualidade, flexível, e com estratégias pedagógicas adequadas as novas tecnologias representam um valioso contributo, tanto na elaboração de materiais de apoio pedagógico como na sua utilização como recurso didáctico, pela sua maleabilidade e multiplicidade de funções.

Por exemplo, o Recurso ao programa Boardmaker e a actividades interactivas, como actividades de associação as imagens ao texto ou sons (como a fala) é importante para facilitar o desenvolvimento da comunicação nas crianças com problemas de aprendizagem. É um método que se baseia nas capacidades de percepção visual da criança e ajuda-a a progredir na linguagem e aquisição de conceitos do domínio cognitivo, importantes para o desenvolvimento destas crianças e, como tal, deve ser-lhes ensinada a utilização de um sistema de associação simples.

O recurso a quadros interactivos com complexidade crescente apresenta-se como uma mais-valia para os alunos, pois permite associar o domínio dos conhecimentos cognitivos ao saber fazer, pondo em prática os saberes adquiridos através das actividades propostas.
Este programa permite elaborar actividades facilitadoras do desenvolvimento de competências pois, de acordo com algumas teorias da aprendizagem, compreendemos e retemos melhor o que descobrimos por nós próprios, pelo que o professor deve utilizar métodos activos. Os alunos adquirem mais facilmente as competências quando as podem experimentar ou utilizar, devendo por isso o professor permitir ao aluno a aplicação dos conhecimentos apresentados. Também apreendemos melhor o que lemos e ouvimos ao mesmo tempo, logo o recurso a suportes visuais e escritos favorece a aprendizagem.
 O recurso a imagens é também importante, pois o que capta a nossa atenção facilita a aprendizagem, porque nos surpreende ou corresponde às nossas expectativas.
  (Informação retirada de documentação fornecida pelo Professor Paulo Sopa)

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